Em homenagem a Zagallo, que antes do sepultamento será velado na manhã deste domingo na sede da CBF, o ge separou 13 curiosidades que ligam a vida do único tetracampeão mundial com o Flamengo.
O primeiro contrato profissional de Zagallo foi com o Rubro-Negro, e o primeiro jogo foi em 29 de abril de 1951: um amistoso contra o Goytacaz que terminou com vitória do Flamengo por 6 a 0.
O sucesso no Flamengo foi o que levou Zagallo pela primeira vez Seleção e para jogar a Copa do Mundo em 1958.
Na década de 50, o técnico era o paraguaio linha dura Fleitas Solich, que exigia que o ponta-esquerda voltasse para ajudar o lateral-esquerdo Jordan na marcação.
“O tri com o gol do Pet foi uma verdadeira Copa do Mundo”, foi assim que Zagallo definiu o tricampeonato carioca de 2001 no comando do Flamengo.
Para o Velho Lobo, o histórico gol de Petkovic, marcado aos 43 minutos do segundo tempo e que deu a vitória por 3 a 1 sobre o Vasco no dia 27 de maio de 2001, foi o que apagou a lembrança do vice do Brasil na Copa do Mundo de 1950 no mesmo Maracanã.
Na época, irritado com as críticas que vinha sofrendo na imprensa, o técnico desabafou logo após o título criando um famoso bordão que o acompanharia até o fim da vida.
Este artigo foi resumido em 83%
Originalmente Publicado: 7 de Janeiro de 2024 às 05:00
Fonte: ge.globo.com