A Nasa, a agência espacial norte-americana, informou nesta terça-feira que os quatro astronautas da missão Artemis II que voarão ao redor da Lua viajarão somente em setembro de 2025 para o nosso satélite natural, na melhor das hipóteses.
Inicialmente, o cronograma previsto pela agência definia que esta tripulação, a primeira a viajar Lua desde a última missão Apollo, em 1972, há mais de meio século, iria viajar ainda em 2024, mas isso não mais será possível.
“Pela primeira vez em mais de 50 anos, esses indivíduos - a tripulação da Artemis II - serão os primeiros seres humanos a voar para as proximidades da Lua. Na tripulação estão a primeira mulher, a primeira pessoa negra e o primeiro canadense em uma missão lunar, e todos os quatro astronautas representarão o melhor da humanidade enquanto exploram para o benefício de todos”, disse a diretora Vanessa Wyche, do NASA Johnson Space Center.
Foto: NASA/DIVULGAÇÃO. O feito de pousar novamente na Lua vai ficar reservado Artemis III, que será a primeira missão tripulada da agência espacial a desembarcar em nosso satélite natural desde 1972.
Para que tudo isso dê certo, porém, a Nasa avalia agora os mais diversos dados da Artemis I, realizada em 2022, sem tripulação.
Depois de percorrer mais de 2 milhões de quilômetros e dar várias voltas na Lua, a cápsula Orion da missão Artemis I voltou Terra junto com três manequins que estão sendo testados pela agência americana para coletar alguns dos principais dados desse primeiro passo do programa.
A Nasa explica que as missões lunares oferecem uma oportunidade perfeita para a testagem de ferramentas, equipamentos e tecnologias que podem ser úteis numa viagem tripulada ao planeta vermelho.
Este artigo foi resumido em 59%
Originalmente Publicado: 9 de Janeiro de 2024 às 17:20
Fonte: g1.globo.com