Daniel Noboa, de 35 anos, se tornou a pessoa mais jovem a ocupar o cargo de presidente do Equador após tomar posse em outubro de 2023.
Agora, em meio a cenas de violência nas ruas e em presídios, o novo líder do governo equatoriano enfrenta o pico de uma crise de violência que há meses assombra o país.
Noboa formado em universidades estrangeiras, sommelier e gosta de carros e cavalos, segundo sua assessoria de imprensa.
Na política, o novo presidente tem uma breve carreira como deputado, quando foi também presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, que tramitou diversos projetos de lei nas áreas econômica, tributária e de investimentos.
Ao assumir, Noboa aliou-se ao correísmo e ao Partido Social Cristão de direita para criar uma maioria na hora de designar autoridades como presidente e dois vice-presidentes do Congresso.
O decreto segue em vigor e estabelece toque de recolher entre 23h e 5h. Nesta terça-feira, as autoridades relataram a fuga de outro criminoso: Fabricio Colón Pico, um dos líderes de Los Lobos, preso na sexta-feira pelo crime de sequestro e por sua suposta responsabilidade em um plano para assassinar a procuradora-geral do país.
O ano de 2023 terminou com mais de 7,8 mil homicídios e 220 toneladas de drogas apreendidas, novos recordes no país de 17 milhões de habitantes.
Este artigo foi resumido em 70%
Originalmente Publicado: 9 de Janeiro de 2024 às 20:38
Fonte: g1.globo.com