Por que algumas doenças são mais comuns em partes da Europa do que em outras regiões? E por que os europeus do norte são mais altos do que os seus homólogos do sul?
Os genes - que no passado protegeram esses indivíduos de doenças transmitidas por alguns animais - agora aumentam o risco de esclerose múltipla.
Os especialistas dizem que a descoberta pode mudar o que se sabe sobre as causas da esclerose múltipla - e eventualmente levar até a novos tratamentos.
A esclerose múltipla uma doença em que as próprias células imunológicas do corpo atacam o cérebro e a medula espinhal, causando sintomas como rigidez muscular e problemas para andar ou falar.
Os cientistas descobriram que os genes que aumentam o risco da doença apareceram no noroeste da Europa há cerca de 5 mil anos após uma migração maciça de pastores de gado conhecidos como Yamnaya.
Por outro lado, os cientistas apontam que os sistemas imunológicos modernos podem ser mais suscetíveis às doenças autoimunes, como a esclerose múltipla, que estão aumentando.
Outro artigo da Nature descobriu ainda mais pistas sobre as características genéticas desses antepassados - os pastores Yamnaya também poderiam ser responsáveis pelo fato de os europeus do noroeste serem mais altos do que os do sul.
Este artigo foi resumido em 78%
Originalmente Publicado: 11 de Janeiro de 2024 às 11:28
Fonte: www.bbc.com