No dia seguinte a uma reunião com a alta cúpula da Segurança Pública do Ceará, o governador Elmano de Freitas anunciou que o Estado terá uma mudança de estratégias na área, para os próximos meses.

O chefe do Executivo também negou informações falsas sobre a troca de nomes de comando na Segurança, em coletiva de imprensa concedida durante o lançamento da Carteira de Identidade Nacional no Ceará, nesta quinta-feira.

As especulações surgiram nas redes sociais, após o ano de 2024 começar com uma tentativa de chacina na Barra do Ceará, em Fortaleza; um latrocínio contra um taxista, em Aquiraz; uma tentativa de assalto nas dunas da praia do Cumbuco, em Caucaia, que foi filmada e ganhou repercussão nacional; e a divulgação da chegada de uma nova facção criminosa carioca ao Ceará.

A reportagem apurou, com fontes da Inteligência da Segurança Pública, que houve cobranças do governador aos gestores da área, na reunião ocorrida na última quarta-feira.

Elmano de Freitas destacou o ingresso de novos profissionais da Segurança Pública como um ponto importante para o Estado incrementar as novas estratégias na área: “Estamos buscando contratar mais de 1.300 policiais militares, determinei a convocação de policiais civis, de profissionais da Perícia Forense, que vamos já colocar nas ruas para fazer o fortalecimento das políticas de Segurança”.

Mas eu penso que mais importante que a população perceba isso na rua, na ação concreta, que vamos realizar a partir de março ou abril, quando a turma de policiais militares se forma e vai poder colaborar com o fortalecimento.

“Já estamos agendando a reunião com cada prefeito e queremos a parceria, seja na área de iluminação pública, seja de recuperação de praças, guardas municipais atuando no Município, de maneira articulada com a Polícia Militar, com a Polícia Civil e com a área de Inteligência, que nós vamos fazer uma alteração, inclusive com um projeto de lei na Assembleia”, completou.

Este artigo foi resumido em 38%

Originalmente Publicado: 11 de Janeiro de 2024 às 13:10

Fonte: diariodonordeste.verdesmares.com.br