Os Estados Unidos e o Reino Unido conduziram ataques contra alvos do grupo rebelde Houthis do Iêmen, durante a madrugada de sexta-feira, pelo horário local - noite de quinta-feira, no Brasil.
Os militares dos Estados Unidos também afirmaram que acreditam que o Irã esteja envolvido com ataques feitos pelos Houthis nas últimas semanas.
Os norte-americanos disseram ainda que os bombardeios contra alvos do grupo devem diminuir a capacidade de ataques dos rebeldes no Mar Vermelho.
Míssil disparado de navio de guerra durante operação dos Estados Unidos e do Reino Unido contra alvos Houthis, no Iêmen, em 12 de janeiro de 2024 - Foto: US Central Command/Reuters.
Os ataques conduzidos pelos Estados Unidos e o Reino Unido, nesta sexta-feira, foram feitos via água e ar, com o uso de submarinos, navios e aeronaves.
Esses foram os primeiros bombardeios contra o grupo desde que os rebeldes começaram a atacar navios comerciais no Mar Vermelho, no fim de 2023.
O grupo prometeu continuar os ataques até que Israel interrompa o conflito em Gaza e alertaram que atacariam navios de guerra dos EUA se o próprio grupo de milícia fosse alvo.
Este artigo foi resumido em 62%
Originalmente Publicado: 11 de Janeiro de 2024 às 21:46
Fonte: g1.globo.com