Um pico superior a 115% no número de casos de pessoas infectadas por dengue, no Distrito Federal, entre dezembro e janeiro, foi destacado pelo infectologista André Bon em entrevista, nessa quinta-feira, ao programa CB.Saúde - parceria entre Correio e TV Brasília.
Ele destacou que, no mês passado, só na emergência de um hospital brasiliense, houve 570 casos, uma média de 19 internações por dia.
Ao observarmos as últimas semanas epidemiológicas, percebemos um aumento bastante significativo nos números de casos no DF. No Hospital Brasília, houve um aumento expressivo de dezembro para janeiro em relação ao número de atendimentos.
No DF, de todos os casos da doença que tivemos no último boletim epidemiológico, somente um era de dengue 3.
Houve um caso no DF, mas nos últimos meses ocorreram algumas infecções pelo sorotipo 3 no Brasil, o que tem preocupado especialistas para uma possível disseminação desses casos no país.
Se esse vírus começar a circular entre a nossa população, existe uma chance muito grande de ter uma epidemia ainda maior do que as últimas, devido introdução de um sorotipo para o qual ninguém tem proteção.
A partir do mês que vem, o Brasil se tornará o primeiro país no mundo a oferecer a vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde.
Este artigo foi resumido em 75%
Originalmente Publicado: 12 de Janeiro de 2024 às 07:00