Carta enviada ao Itamaraty referente ao apoio do Brasil iniciativa da África do Sul para determinar cessar-fogo de Israel em Gaza.

O professor de direito internacional da USP Celso Lafer, que foi ministro das Relações Exteriores nos governos FHC e Collor, enviou na 5ª feira ao Itamaraty uma carta em que critica o apoio do Brasil iniciativa da África do Sul de acionar a Corte Internacional de Justiça da ONU para investigar “Atos e medidas que possam constituir genocídio ou crimes relacionados” e determinar o cessar-fogo imediato de Israel na Faixa de Gaza.

No documento endereçado ao atual ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, Lafer afirma que a denúncia contra Israel “Reforça o antissemitismo”, além de contribuir para a “Deslegitimação do Estado de Israel no plano internacional”.

Está em discutível sintonia com os que almejam minar o direito existência de Israel, que uma explícita intenção da estratégia e da conduta do Hamas, de seus apoiadores e simpatizantes”, afirmou o docente.

O Poder360 procurou o Itamaraty para se manifestar a respeito da carta enviada pelo professor da USP. O Ministério das Relações Exteriores respondeu que a sua posição se mantinha a mesma da expressa na nota oficial do governo publicada na 4ª feira.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou apoio iniciativa da África do Sul de denunciar Israel no Tribunal de Haia.

Em nota, a Embaixada de Israel no Brasil disse “Rejeitar categoricamente” a “Difamação” do país africano e negou as acusações de que tenha intenção de matar palestinos.

Este artigo foi resumido em 40%

Originalmente Publicado: 12 de Janeiro de 2024 às 22:16

Fonte: www.poder360.com.br