Segundo os EUA, investida mirou um radar utilizado pelo grupo rebelde para atingir embarcações no mar Vermelho.
Os Estados Unidos realizaram um novo ataque contra o grupo rebelde Houthi no Iêmen na madrugada deste sábado, no horário local -noite de 6ª feira em Brasília.
Os Houthis vêm, desde novembro, atacando navios comerciais no mar Vermelho como forma de demonstrar apoio aos palestinos e ao Hamas, grupo extremista que controla a Faixa de Gaza e está em guerra com Israel.
Segundo o CENTCOM, o alvo da nova investida foi um radar utilizado pelo grupo rebelde para atingir as embarcações.
“Desde 19 de novembro de 2023, militantes Houthis apoiados pelo Irã tentaram atacar e assediar navios no mar Vermelho e no Golfo de Aden 28 vezes”, disse o CENTCOM em publicação no X em que confirmam a nova investida dos EUA. Em comunicado divulgado depois das primeiras investidas dos EUA, o presidente norte-americano, Joe Biden, disse que não hesitaria em tomar mais medidas contra o grupo rebelde.
“Esses ataques colocaram em perigo o pessoal dos EUA, os marinheiros e os nossos parceiros, comprometeram o comércio e ameaçaram a liberdade de navegação”, disse Biden.
Os Houthis têm sua origem em um grupo do norte do Iêmen e pertencem ao seguimento xiita da religião muçulmana, assim como o Irã. A ligação religiosa entre o grupo e Teerã o fazem serem considerados aliados, com ambos considerando-se integrantes do “Eixo de Resistência”, que inclui o Hamas.
Este artigo foi resumido em 20%
Originalmente Publicado: 13 de Janeiro de 2024 às 10:38
Fonte: www.poder360.com.br