A Secretaria de Saúde, informa que a vacina contra a Covid-19 foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação das crianças de seis meses a 4 anos, passando a integrar a rotina de imunização dessa faixa etária.

A alteração segue a definição do Ministério da Saúde e orientações da Secretaria de Estado de Saúde, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reduzir as chances do público infantil apresentar casos graves da doença, visto que a vacina o principal meio de proteção Covid-19.

A vacinação infantil contra a Covid-19 acontece às segundas-feiras, das 9h às 18h, na Unidade de Saúde da Família Barroco; às terças-feiras, das 9h às 18h, na USF Inoã 2; às quintas-feiras, das 9h às 16h, na USF Elenir Umbelino de Mello; e às sextas-feiras na USF Bambuí, das 9h às 16h. Nesses locais, o público de 5 a 11 anos também pode regularizar o esquema vacinal contra a doença.

“A vacina contra a Covid-19 fundamental para a proteção dos pequenos e a adição dela ao calendário de rotina em todo o país destaca a sua importância. Por isso, pedimos aos responsáveis que levem as crianças de seis meses a 4 anos para iniciar o esquema vacinal ou regularizar a imunização. Juntos, seguiremos no combate efetivo ao coronavírus”, convocou a secretária.

A vacinação das pessoas com 60 anos ou mais, dos imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e puérperas passa a ser semestral, com aplicação da vacina Pfizer bivalente, que protege inclusive contra as variantes mais recentes da doença, como a Eris.

Além disso, a vacina que oferece proteção Covid-19 passa a ser aplicada anualmente para os seguintes públicos: indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores de saúde, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

A vacinação da população com 12 anos ou mais, que compreende adolescentes, adultos e idosos, acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nas USF Central, Jardim Atlântico e São José 2, assim como nas USF Marinelândia e Chácara de Inoã das 9h às 16h. A Unidade Móvel de Saúde, que funciona no Caxito, vacina esses grupos às segundas-feiras, das 9h às 16h. Relação dos polos de vacinação contra a Covid-19.

Este artigo foi resumido em 39%

Originalmente Publicado: 15 de Janeiro de 2024 às 11:00

Fonte: maricainfo.com