A refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, nasceu como um projeto bilateral entre Brasil e Venezuela, com o objetivo de transformar o pesado petróleo venezuelano em combustíveis para atender o mercado brasileiro.

As obras foram iniciadas em 2005, em uma cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda em seu primeiro mandato, e do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morto em 2013.

O projeto foi batizado em homenagem a José Ignácio Abreu e Lima, militar pernambucano que lutou pela independência de países da América do Sul e atuou como general de Simon Bolívar, considerado o libertador da Venezuela.

Conhecida na Petrobras como RNest, a Abreu e Lima um dos pivôs do escândalo de corrupção descoberto pela Lava Jato e peça central no depoimento do ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, o primeiro delator da operação.

Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, o plano de venda das refinarias foi suspenso e o objetivo agora e reduzir a dependência externa de diesel.

A retomada das obras vista no mercado como favorável Petrobras, por ampliar a produção de combustíveis da estatal em um investimento já com mais de 80% de avanço e em um momento historicamente favorável ao setor de refino, que opera com margens elevadas.

Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira.

Este artigo foi resumido em 67%

Originalmente Publicado: 17 de Janeiro de 2024 às 17:37

Fonte: www1.folha.uol.com.br