O presidente Lula começa nesta quinta-feira uma série de viagens pelo Brasil de olho no pleito municipal deste ano.
As viagens acontecem em um momento político estratégico, em que o PT busca recuperar força nas eleições municipais ao mesmo tempo em que atua para impedir o avanço de bolsonaristas.
Após um desempenho decepcionante em 2020, quando não elegeu nenhum prefeito de capital, o partido busca aproveitar o prestígio de Lula para retomar espaço nos municípios e assim construir as bases de alianças para o pleito presidencial, em outubro de 2026.
Em seguida, Lula estará na solenidade de assinatura do Termo de Compromisso para construção da Escola de Sargentos, no mesmo local.
Em agosto do ano passado, Lula chegou a anunciar que iria ao estado para lançar obras do Novo PAC e soltou uma provocação contra Zema e contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, outro potencial adversário.
Durante seu primeiro ano de mandato, Lula chegou a receber críticas por priorizar viagens internacionais mesmo em momentos de crise no país -o caso mais emblemático foram as enchentes no Rio Grande do Sul, em setembro.
Em sua última live semanal, antes do Natal, Lula reforçou o plano de focar em viagens nacionais em 2024.
Este artigo foi resumido em 80%
Originalmente Publicado: 17 de Janeiro de 2024 às 18:21
Fonte: www1.folha.uol.com.br