Para isso, o PT vai usar os recursos destinados para o Programa de Aceleração do Crescimento no orçamento deste ano, um total de R$ 54 bilhões para tocar diversas obras e tentar alavancar candidaturas, firmar ou fortalecer alianças com partidos do centro, e tentar aumentar sua representatividade.

Cortes no Bolsa Família e correção de rota em ano eleitoral Apesar dos cortes no Bolsa Família, Valdir Pucci, diretor-geral e professor dos cursos de Direito e Ciência Política da Faculdade Republicana, avalia que Lula deve manter sua base eleitoral no Nordeste.

claro que o corte ou o cancelamento de inscrições do Bolsa Família, tende, em certa medida, a atingir a imagem do presidente e do seu governo, mas isso não significa que causará uma perda de apoio do Lula no Nordeste.

Fortaleza e Recife: dissidência do PDT e aliança com o PSB Em Fortaleza, o analista afirma que também há dificuldades para o PT. O atual prefeito, José Sarto, lançou candidatura reeleição, conforme defendido pelo ex-governador Ciro Gomes, contrariando seu irmão, o senador Cid Gomes, que apostava em uma parceria da legenda com o PT. Até o momento, o PT tem algumas possibilidades de candidato na capital do Ceará, mas nenhuma foi consolidada, ainda que a visita de Lula possa indicar qual será a estratégia nessa cidade.

“Tem um acordo preestabelecido com o João Campos e o PT tenta emplacar o vice na chapa do atual prefeito, porque existe a pretensão dele se lançar governador em 2026. Acredito que, até lá, já vai ter idade e experiência para isso. Então, obviamente, o vice vira prefeito, e o PT ficaria como titular da pasta”.

Ainda que tenha conseguido apoio de siglas e parlamentares do Centrão durante o ano de 2023, a gestão Lula enfrentou oposição e precisou negociar muito e liberar o pagamento de emendas para conseguir a aprovação de suas principais medidas.

O analista afirma que natural que tanto Lula quanto Bolsonaro queiram influenciar as eleições municipais e que, certamente, a região Nordeste a que está no maior raio de influência do PT. Ainda assim, possível que os aliados de Bolsonaro cheguem a uma estratégia para vencer no Nordeste.

Este artigo foi resumido em 82%

Originalmente Publicado: 17 de Janeiro de 2024 às 22:40

Fonte: www.gazetadopovo.com.br