A Defesa Civil do Estado lançou nesta quinta-feira mais uma alerta de fortes temporais na Região Metropolitana de São Paulo entre essa sexta-feira e domingo.
Alerta da Defesa Civil do Estado de SP para chuva forte na Grande SP e região de Campinas.
O Centro de Gerenciamento de Emergências, da Prefeitura de São Paulo, há grandes chances de formação de pontos de alagamentos e transbordamentos de rios na cidade a partir desta sexta.
“Nos próximos dias, inclusive no final de semana, as condições do tempo seguem instáveis, com eventos de chuva forte, acompanhadas de rajadas de vento e eventuais queda de granizo. Essa condição meteorológica estará associada áreas de baixa pressão atmosférica e passagem de frente fria pelo litoral de São Paulo, o que aumenta substancialmente as chances de formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, bem como deslizamentos de encostas em áreas de risco”, disse o órgão.
Queda de eucaliptos destrói torre de alta tensão e deixa cerca de 20% de Cajamar, na Grande SP, sem energia, diz Enel Cidade de SP já tem o início de janeiro mais quente dos últimos cinco anos, diz Inmet;.
A temperatura mínima prevista 23°C e máxima em torno dos 31°C, segundo o CGE. As precipitações devem ocorrer a partir da tarde, inicialmente de forma isolada e posteriormente mais generalizadas no período noturno, o que deve aumentar as chances de ocorrência de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos e escorregamentos de encostas, principalmente em áreas de risco.
Segundo o Inmet, os primeiros dias do mês e do ano tiveram calor médio de 30,8°C, um grau a menos que o número de 2019, quando a média foi de 31,9°C. A onda de calor e alta umidade do ar tem provocado muita chuva na cidade, gerando até possibilidade de temporais.
Este artigo foi resumido em 57%
Originalmente Publicado: 19 de Janeiro de 2024 às 08:00
Fonte: g1.globo.com