O presidente Lula e o ministro estão na capital cearense nesta sexta-feira para lançar oficialmente o ITA no estado, o primeiro do país fora de São Paulo.

Vamos aproveitar todo o espaço da base aérea, já conseguimos empenhar R$ 50 milhões para o Governo do Estado, que vamos repassar para recuperar novos prédios para iniciar de imediato as obras, construir novos prédios no padrão ITA de São Paulo”, detalhou.

Conforme Camilo Santana, haverá vestibular neste ano, com dois cursos e vagas para 25 alunos cada.

“Os cursos serão na área de engenharia de energias, até porque o Ceará responsável por grande parte das energias renováveis geradas no Brasil, energia solar, energia eólica e agora o hidrogênio verde; e energia de sistema, que na área de tecnologia da informação. São cursos diferentes dos ofertados em São Paulo para não haver concorrência.”

Camilo Santana assegurou que tão logo assinado a autorização da instalação do ITA em Fortaleza, os recursos serão repassados para o Governo do Ceará para o início das instalações.

“Já vai haver vestibular esse ano para a seleção das duas turmas. Serão 25 vagas para cada curso. Serão 50 alunos no total. E já de imediato, logo após a assinatura, vamos repassar os recursos para o Governo do Estado para que ele possa fazer todas as obras. Construção de laboratórios, salas de aulas, alojamentos, dentre outras coisas”, afirmou.

“Vamos fazer a seleção para professores esse ano para contratação de novos professores que vão fazer parte do ITA Ceará e a presença do ITA aqui vai atrair empresas como aconteceu em São Paulo. O ITA não só um centro de formação, mas também um centro de pesquisa e isso consegue atrair muitos investimentos. Empresas na área de tecnologia por conta da presença do ITA. Isso vai atrair empresas e aproveitar a mão de obra desses profissionais que serão formados aqui”.

Este artigo foi resumido em 22%

Originalmente Publicado: 19 de Janeiro de 2024 às 08:50

Fonte: g1.globo.com