O módulo lunar americano que não conseguiu chegar Lua devido a um vazamento de combustível durante o voo acabará se desintegrando na atmosfera terrestre nesta quinta-feira.

A startup Astrobotic, que desenvolveu o dispositivo, posicionou o módulo de pouso “Para uma reentrada controlada” sobre as águas do Pacífico Sul, informou a empresa no X. Segundo a Nasa, a reentrada na atmosfera terrestre -que resultaria em uma provável desintegração- era esperada às 18h. A agência americana e a Astrobotic agendaram, para sexta-feira, uma coletiva de imprensa para passar mais informações sobre o fim da missão.

A empresa se viu obrigada a avaliar como finalizar a missão levando em consideração as incertezas relacionadas ao vazamento e sem gerar problemas para os satélites em órbita terrestres ou detritos em órbita lunar.

“Não acreditamos que o retorno do Peregrine represente nenhum risco para a segurança e a nave queimará na atmosfera da Terra”, disse a empresa.

A presença das cinzas que iriam para a Lua causou desagrado na Terra.

A Nação Navajo, a maior tribo indígena dos EUA, expressou sua preocupação pela presença de restos humanos cremados na nave, classificando a missão como uma “Profanação” da Lua, que um astro sagrado para essa cultura.

Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.

Este artigo foi resumido em 53%

Originalmente Publicado: 18 de Janeiro de 2024 às 18:48

Fonte: www1.folha.uol.com.br