Esta modalidade permite a retirada de uma parte do saldo acumulado na conta do FGTS anualmente, no mês de aniversário do trabalhador.

O saque-aniversário uma nova modalidade de saque do FGTS, onde o trabalhador pode retirar uma parte do saldo de todas as suas contas do FGTS, ativas ou inativas, uma vez por ano.

Nesta modalidade, caso o trabalhador seja demitido, não terá acesso ao saque do saldo total da conta do FGTS, apenas multa rescisória.

A atual administração já comunicou a intenção de instituir mudanças no sistema do saque-aniversário, permitindo que o trabalhador que aderiu a esta modalidade possa retirar o valor total do saldo da conta em caso de demissões sem justa causa.

O período de saques do FGTS inicia-se no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador, prolongando-se até o último dia útil do segundo mês subsequente.

Caso o valor a ser retirado não seja sacado dentro deste período, o ele retorna para as contas do FGTS em nome do trabalhador.

O resgate do valor pode ser feito pelo aplicativo do FGTS. O trabalhador tem a opção de programar a transferência do dinheiro para qualquer conta bancária em seu nome, sem custo adicional.

Este artigo foi resumido em 50%

Originalmente Publicado: 20 de Janeiro de 2024 às 11:03

Fonte: bmcnews.com.br