Após o sábado começar com o tempo abafado, o céu de São Paulo fechou e no fim de tarde algumas regiões da cidade começaram a sentir pancadas de chuvas.
O CGE afirma que a propagação de áreas de instabilidade veio da região de Sorocaba provoca chuvas na forma de pancadas sobre a Grande São Paulo.
Após as pancadas de chuva na capital, o estado de atenção para alagamentos foi encerrado às 19h50.
Segundo a Defesa Civil, a atuação de um sistema meteorológico na região contribui para a formação de áreas de instabilidade em São Paulo, o que dá condições para a ocorrência de pancadas de chuva com rajadas de vento e descargas elétricas.
Há indicativos de acumulados expressivos de chuva para o dia, principalmente no corredor leste paulista, onde há possibilidade de intervalos com pancadas fortes e até mesmo de temporais.
Na capital paulista, o CGE emitiu alerta para a ocorrência de pontos de chuva de forte intensidade, com raios e rajadas de vento que podem superar os 60 km/h.
Essa situação, em conjunto com o solo que já está encharcado pelas chuvas dos últimos dias, elevam o potencial para formação de alagamentos, inundações, queda de árvores e deslizamentos de terra na Grande São Paulo.
Este artigo foi resumido em 66%
Originalmente Publicado: 20 de Janeiro de 2024 às 19:01
Fonte: www1.folha.uol.com.br