A previsão para este final de semana de chuvas de até 50 milímetros, com chance de ventos intensos.
O infográfico acima mostra a previsão de onde e de quanto foram os acumulados de chuva por dia desde segunda-feira até sexta-feira, período em que temporais atingiram os estados do Rio de Janeiro - que, no fim de semana, já havia sofrido com chuvas que deixaram 12 mortes -, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Os locais onde mais teve chuva são representados pelas áreas mais avermelhadas e rosadas das imagens.
Já no domingo, as chuvas mais volumosas vão ocorrer entre o litoral norte paulista e áreas do sul, leste, serra do Rio de Janeiro e na Zona da Mata de Minas Gerais.
A partir de segunda-feira, as chuvas intensas devem se concentrar entre o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que nessa época do ano comum que frentes frias cheguem ao país e causem chuva.
“Nessa época, comum vir bastante frente fria, que traz mais chuva para lá. Lembrando que frente fria pode trazer tanto chuva quanto massa de ar frio.”
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/c/6/ZDFVN9QRS3si27x3DMcA/chuvas-v8.gif)
Este artigo foi resumido em 40%
Originalmente Publicado: 20 de Janeiro de 2024 às 10:55
Fonte: g1.globo.com