O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na 6ª feira o ministro de Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, para uma conversa a portas fechadas sobre as relações comerciais e diplomáticas entre os 2 países.

Lula e Yi também conversaram sobre os investimentos chineses para a montagem da fábrica de carros elétricos BYD em Camaçari, no complexo onde a Ford operava até encerrar suas operações no país e migrar para a Argentina em 2021.

De acordo com a Secom, Lula e o chanceler chinês também discutiram parcerias no setor de energias renováveis e projetos e ações conjuntas na África.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta sexta-feira, 19 de janeiro, o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi. O encontro ocorreu na Base Aérea de Fortaleza, onde Lula participou de agendas durante o dia. A viagem do chanceler chinês preparatória para uma visita de estado do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, a ocorrer, em principio, em data próxima da reunião de líderes do G20, no Rio, em novembro.”

“O ministro trouxe os cumprimentos do presidente Xi Jinping e a reunião expressou o desejo mútuo de manutenção e desenvolvimento da forte relação e amizade entre Brasil e China. Na ocasião, Lula reafirmou a posição brasileira de reconhecimento da existência de”uma só China”.

“Durante o encontro, Lula e Wang Yi conversaram sobre os investimentos no Brasil da BYD, que está montando uma fábrica de automóveis na Bahia.”

“O presidente brasileiro e o chanceler chinês falaram também sobre a atual conjuntura internacional, trataram da crescente parceria entre Brasil e China no setor de energias renováveis e discutiram projetos e ações conjuntas na África.”

Este artigo foi resumido em 59%

Originalmente Publicado: 20 de Janeiro de 2024 às 17:20

Fonte: www.poder360.com.br