Pelo menos 27 pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas em um ataque que atingiu um mercado de Donetsk, cidade no leste da Ucrânia sob controle da Rússia.
O ataque ocorreu com artilharias posicionadas em Avdiivka, cidade também no leste que um dos atuais epicentros dos combates.
Ele disse que especialistas estavam coletando fragmentos das armas usadas no ataque para obter mais informações.
Donetsk uma das quatro regiões ucranianas que a Rússia alegou ter anexado no ano passado, numa medida condenada como ilegal pela maioria dos países na Assembleia-Geral das Nações Unidas.
A ofensiva ocorreu em um momento em que a Ucrânia se vê pressionada no conflito contra a Rússia após o fracasso de sua alardeada contraofensiva no ano passado e as ameaças de término dos apoios financeiros dos Estados Unidos e de países da Europa.
Em meio guerra que se aproxima de completar dois anos, a Rússia e a Ucrânia têm como alvo as infraestruturas energéticas uma da outra em ataques concebidos para perturbar as linhas de abastecimento e a logística.
“Esse mafioso Putin de vodca precisa saber que o povo ucraniano um osso duro de roer. A Rússia sempre foi um país imperialista e agressivo. Conheço o modus operandi desses ladrões. Eles anexaram vários países com a seguinte estratégia: 1 - chegam de mansinho e vão entrando nas terras dos outros; 2 - estimulam os nativos a estudarem russo e tentam corromper o governo fronteiriço; 3 - caso negativo em se juntarem federação russa, eles invadem o país anexando-o. Força Ucrânia!“.
Este artigo foi resumido em 74%
Originalmente Publicado: 21 de Janeiro de 2024 às 11:18
Fonte: www1.folha.uol.com.br