Ao menos oito banhistas foram atingidos por um raio na praia do Bairro Caiçara, na Praia Grande, na Baixada Santista, o início da tarde deste sábado.
Uma mulher de 60 anos, que vivia em Campinas, sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu, segundo informações da Prefeitura de Praia Grande e do GBMar. Os outros banhistas que foram atingidos pelo raio tiveram ferimentos leves e foram conduzidos para o pronto-socorro Central pelos bombeiros, onde permanecem internados com quadro de saúde estável.
Em nota, a Defesa Civil diz que, na tarde este sábado, houve sequência de descargas elétricas entre água e areia, na praia Vila Caiçara, Praia Grande, o que resultou em quatro vítimas, que foram socorridas para a UPA Samambaia, todas da mesma família.
Em nota, a prefeitura afirma que a Defesa Civil de Praia Grande realiza constantes ações de conscientização junto a banhistas sobre os riscos dos raios, com distribuição de panfletos informativos ao longo de toda orla e em todas as dez arenas do Estação Verão Show, além de instalação de faixas informativas espalhadas ao longo do calçadão da praia.
A gestão diz que o trabalho de conscientização também realizado pelos Guardas Vidas, que realizam essa ação constante de conscientização junto aos banhistas.
Na maioria dos lugares, elas podem ocorrer durante todo o ano e a qualquer hora; Conclua construções mal-acabadas; Evite cobrir edificações com telhas de zinco, pois são danificadas mais facilmente pelas chuvas; Faça manutenção no madeiramento do telhado, para não ocorrer destelhamento em razão de chuvas; Considere comprar para-raios ou um sistema contra raios para proteger sua casa, eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos; Preste atenção aos boletins meteorológicos e avisos de tempestades.
Esteja pronto para alterar seus planos e, se necessário, estar perto de abrigo; Ao ser noticiado sobre chuva de granizo, deixe o veículo em local coberto, para evitar danos na lataria e nos vidros; Durante esses eventos, podem ocorrer congestionamentos no trânsito, alagamentos, quedas de árvores, interrupção na rede elétrica, destelhamentos e danos às plantações.
Este artigo foi resumido em 49%
Originalmente Publicado: 20 de Janeiro de 2024 às 18:19
Fonte: www1.folha.uol.com.br