O número de casos de dengue nas duas primeiras semanas de 2024 foi mais do que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde.

O aumento de casos ocorre em meio ao anúncio do governo de que o número de doses da vacina de dengue só dará para imunizar no máximo 3 milhões de pessoas em 2024.

O período do ano com maior transmissão justamente nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio, e, portanto, o alerta para o combate ao mosquito.

A infectologista Luana Araújo afirma que o cenário para 2024 “Extremamente preocupante com relação às arboviroses de uma forma geral” em razão do momento climático favorável para a proliferação do mosquito - por causa do El Niño, que vem com calor intenso e muita chuva.

muito importante que as pessoas cuidem de suas casas, aquilo que a gente sempre falou a vida inteira: pratinho de planta, garrafa retornável que está coletando água e não tem um escoamento, bandeja de degelo de geladeira, fonte em quintal, fontes ornamentais, depósitos, coisas ao ar livre, tudo isso pode coletar água.

Surto no RJ. No Rio de Janeiro, mais de 4 mil casos de dengue foram registrados em 13 dias.

Se a gente pensar que a projeção de número de casos para esse ano maior, claro que esse número de testes distribuídos não vai ser suficiente para lidar com esse cenário.

Este artigo foi resumido em 72%

Originalmente Publicado: 20 de Janeiro de 2024 às 21:52

Fonte: g1.globo.com