“22 de janeiro de 2024 não apenas uma data no calendário, mas anuncia o advento de uma nova era. São as bênçãos supremas de Ram que estamos testemunhando.”

O intenso trabalho de construção de um vasto centro para receber peregrinos, com portões de arenito arqueados, e um amplo corredor que leva a um grande templo de US$ 217 milhões para a divindade hindu, era o pano de fundo.

Em 1992, uma multidão de hindus derrubou a mesquita Babri, alegando que ela tinha sido construída por invasores muçulmanos sobre as ruínas de um templo de Ram.

Críticos dizem que o momento da abertura está mais relacionado a estratégia política do que ao significado religioso, com a criação de um momento nacionalista hindu antes de pesquisas de intenção de voto.

O governo de Modi está empenhado em transformar Ayodhya, uma tranquila cidade de peregrinação às margens de Saryu, um afluente do Ganges, no que as autoridades chamam de “Cidade de nível internacional, onde as pessoas vêm como peregrinos e turistas”.

Há também planos para atrações adicionais em torno do novo templo, incluindo uma caminhada sinalizada por 162 murais retratando a vida de Ram, uma instalação em uma ilha do rio Saryu que oferece “Vista da civilização védica” e a criação de uma cidade do casamento e o desenvolvimento do lugar como um centro de naturopatia.

Em uma rota de peregrinação em ampliação, cerca de três dúzias de casas de pessoas que trabalham nos templos da cidade foram parcialmente demolidas.

Este artigo foi resumido em 88%

Originalmente Publicado: 22 de Janeiro de 2024 às 14:06

Fonte: www.bbc.com