As inscrições no processo seletivo para o Sisu 2024, programa do Ministério da Educação que seleciona estudantes para universidades públicas do país, começam nesta segunda-feira e vão até quinta-feira.

A seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2024 vai acontecer nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre.

Posso escolher em qual semestre vou entrar na faculdade? Não. Caberá universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.

No ato da inscrição, o candidato deve selecionar até duas opções de curso ou universidade, que podem ser alteradas quantas vezes quiser, desde que entre 22 e 25 de janeiro.

O Sisu oferece vagas via Lei de Cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na “Lista geral” e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.

Até o Sisu 2023, quem tinha direito às cotas já participava, desde o início, de uma classificação parte, separada da ampla concorrência.

Este artigo foi resumido em 88%

Originalmente Publicado: 22 de Janeiro de 2024 às 01:00

Fonte: g1.globo.com