De acordo com o Alabama News, o próprio Kenneth Smith teria sugerido que sua execução fosse dessa maneira.

Em novembro de 2022, a execução de Smith por injeção letal acabou sendo cancelada depois que os funcionários da prisão não conseguiram colocar uma linha intravenosa nas veias dele, tornando essa a terceira tentativa fracassada de injeção letal no Alabama.

Agora, uma nova tentativa de execução de Smith está marcada para esta quinta-feira, só que dessa vez pelo método de asfixia por gás nitrogênio.

O advogado de Smith, Robert Grass, disse aos juízes que o Estado “Tentará executar Kenny Smith em circunstâncias sem precedentes”, argumentando que o plano de administrar o gás nitrogênio por meio de uma máscara facial falho e poderia submeter seu cliente a uma execução prolongada e inconstitucionalmente dolorosa.

Kenneth Smith foi condenado em 1989 pelo assassinato da esposa de um pastor, que foi esfaqueada e espancada em um crime encomendado pelo valor de US$ 1 mil.

“Estarei a alguns metros dele e fui avisado repetidamente por vários médicos de que estou arriscando minha vida para fazer isso. Se houver algum tipo de vazamento na mangueira, na máscara, no selo em torno de seu rosto, certamente poderia haver vazamento de nitrogênio na sala.”

“Tenho certeza de que Kenny não tem medo de morrer, ele deixou isso muito claro. Mas acho que ele tem medo de ser ainda mais torturado no processo”, diz o conselheiro.

Este artigo foi resumido em 65%

Originalmente Publicado: 23 de Janeiro de 2024 às 10:28

Fonte: www.correiobraziliense.com.br