Segundo disseram reportagem pessoas que acompanham os preparativos, a escolha dessas regiões ocorre pela melhor efetividade da vacina contra o sorotipo 2 da dengue.

No estado de São Paulo, uma das regiões de saúde em que a imunização ocorrerá será a Baixada Santista, que composta pelos seguintes municípios: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

A reportagem apurou também que o plano de vacinação incluirá ainda as regiões de Grande Florianópolis, Feira de Santana, Foz do Iguaçu, Distrito Federal e Centro Sul.

O Ministério da Saúde informou que chegaram ao Brasil, no sábado, as primeiras 750 mil doses da vacina contra a dengue, que serão oferecidas pelo SUS. A previsão começar a imunização em fevereiro.

O primeiro lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses da vacina que foram fornecidas sem custos ao governo brasileiro pela farmacêutica Takeda.

O Brasil fechou o ano de 2023 com um recorde de mortes por dengue, com 1.094 óbitos.

Em dezembro, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina da dengue ao SUS.Desde que o registro da vacina Qdenga foi aprovado pela Anvisa em março de 2023, publicações nas redes sociais passaram a questionar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito da demora na incorporação do imunizante ao SUS. Atualmente, só possível se vacinar na rede privada, onde o imunizante ofertado por preços que variam de R$ 300 a R$ 800 a dose.

Este artigo foi resumido em 60%

Originalmente Publicado: 23 de Janeiro de 2024 às 14:53

Fonte: www.em.com.br