Foto: Space Weather Prediction Center/NOAA. A Terra poderá sofrer, nos próximos dias, os impactos de múltiplas erupções solares identificadas entre o último domingo e esta terça-feira pelo Centro de Previsão de Tempo Espacial, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, dos Estados Unidos.
As erupções solares são fenômenos que se caracterizam pela ejeção de massa coronal que, ao partir do Sol e chegar Terra, pode causar uma tempestade geomagnética.
Os efeitos estão o surgimento de auroras boreais e instabilidade em aparelhos que funcionam por onda de rádio de alta frequência.
Ainda no alerta, o NOAA afirma que “Como resultado, os meteorologistas atualmente antecipam os níveis de tempestade geomagnética G1-Minor durante estes três dias, com níveis de tempestade mais elevados possíveis se ocorrer um impacto mais direto e/ou uma conexão mais forte com as linhas do campo magnético da Terra”.
O NOAA não informou a gravidade do fenômeno que atingirá a Terra nos próximos dias.
O NOAA previu que essa erupção solar pudesse provocar influências no nosso planeta entre os dias 22 e 23 de janeiro - ou seja, entre segunda e esta terça-feira.
Mas, informou que o fenômeno da aurora boreal pode se tornar visível nos EUA nos Estados entre Nova York e Idaho.
Este artigo foi resumido em 53%
Originalmente Publicado: 24 de Janeiro de 2024 às 08:05
Fonte: www.folhavitoria.com.br