Especialistas ouvidos pelo IM Business explicam que um dos grandes riscos para a Gol ao entrar com o pedido de recuperação judicial a insegurança sobre a manutenção das suas aeronaves em contratos de leasing, o que impactaria a manutenção da operação.

Com o pedido de Chapter 11 feito no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, a tendência de que as empresas locadoras das aeronaves aceitem acordos com a companhia aérea maior.

Em comunicado, a empresa disse que “o financiamento está sujeito aprovação judicial e, juntamente com o caixa gerado pelas operações em curso, fornecerá liquidez substancial para apoiar as operações, que seguem normalmente, durante o processo de reestruturação financeira”.

A Latam, que também pediu recuperação judicial pelo Chapter 11 em maio de 2020, saiu dessa condição em novembro de 2022.

“No processo de recuperação judicial americano há a Absolute Priority Rule , segundo a qual o devedor não pode impor, contra a vontade de um credor, plano de recuperação judicial que preveja um recovery ao acionista maior do que aquele recebido pelo credor”, explica Cinthia de Lamare, especialista em Reestruturação e Insolvência de empresas do escritório Cescon Barrieu.

como se houvesse dois processos de insolvência: um principal nos Estados Unidos em que ela vai negociar suas dívidas, e um secundário no Brasil para proteção de ativos que estão aqui.

Quer ficar por dentro das principais notícias que movimentam o mundo dos negócios? Inscreva-se e receba os alertas do novo InfoMoney Business por e-mail.

Este artigo foi resumido em 70%

Originalmente Publicado: 26 de Janeiro de 2024 às 14:22

Fonte: www.infomoney.com.br