O Centro Estadual de Vigilância em Saúde emitiu um alerta na tarde desta quinta-feira confirmando um caso importado de sarampo no Rio Grande do Sul.
O paciente um menino de 3 anos que chegou no dia 27 de dezembro ao município de Rio Grande, procedente do Paquistão, no sul do continente asiático, sem ter sido vacinado.
A Secretaria da Saúde reforça a recomendação de aplicação da vacina tríplice viral, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único pelo Sistema Único de Saúde população a partir de 1 ano e até os 59 anos, de acordo com o calendário nacional de vacinação, nas unidades de saúde municipais.
Durante o deslocamento, segundo o Cevs, a criança não estava no período de transmissibilidade para a doença e só procurou atendimento com dor abdominal e febre no último dia 2, ficando hospitalizada e em isolamento até o dia 15.
Exames de sorologia do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul e de biologia molecular pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, confirmaram a infecção por sarampo.
Um caso suspeito deve ficar em isolamento respiratório e fazer uso de máscara cirúrgica desde o momento da triagem nos serviços de saúde.
Nas últimas semanas, vários países, como o México, Estados Unidos, Reino Unido e Portugal, emitiram alertas após a confirmação de casos, com o óbito de uma criança de 19 meses na província de Salta, Argentina, sem histórico de deslocamento.
Este artigo foi resumido em 62%
Originalmente Publicado: 25 de Janeiro de 2024 às 19:12
Fonte: saude.rs.gov.br