A concessão de serviços do Parque Nacional de Jericoacoara foi leiloada por R$ 61 milhões nesta sexta-feira.
“Após diálogo com a comunidade local, prefeitos da região e o governo federal, garantimos a inserção no edital de importantes medidas, como a gratuidade do acesso ao parque de pessoas mais carentes, que fazem parte do CadUnico, além da criação de um conselho com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Governo do Ceará e outras instituições para garantir uma gestão compartilhada”, comentou o governador após o leilão.
O investimento deve impactar a infraestrutura no parque - o que inclui a criação de vias de transporte internas no parque para reduzir o impacto ambiental, a construção de banheiros, centros de visitantes e postos de segurança.
Dez dias após anunciar a revogação de um edital de concessão do Parque Nacional de Jericoacoara, o governo federal publicou um novo edital para a concessão do parque iniciativa privada, em setembro de 2023.
De acordo com o edital, o vencedor será responsável por gerir as atividades de apoio visitação, manutenção e modernização dos serviços turísticos, e também será responsável por uma série de ações de conservação e proteção ambiental.
O Parque Nacional de Jericoacoara situa-se nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, no litoral oeste do estado do Ceará.
Conforme o edital publicado nesta sexta-feira, as propostas para arrematar o parque deverão ser entregues no dia 16 de janeiro de 2024 na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo, e o leilão será no dia 26 de janeiro.
Este artigo foi resumido em 67%
Originalmente Publicado: 26 de Janeiro de 2024 às 19:17
Fonte: g1.globo.com