Foi assim que Matheus da Silva, estudante de 18 anos de Santo André, na Grande São Paulo, descobriu que foi aprovado em uma vaga para o curso de graduação em estatística no campus Butantã da Universidade de São Paulo, na manhã desta sexta-feira, via Provão Paulista.

Matheus da Silva, no momento em que descobriu que passou no curso que queria, estatística, na Universidade de São Paulo - Foto: Reprodução.

Depois, passar na Escola Estadual Educador Pedro Cia, a escola do Programa de Ensino Integral onde ele cursou o ensino médio e se formou em dezembro, para buscar os documentos de que precisa para fazer sua matrícula na USP na próxima segunda.

Sua estratégia de aprovação foi aproveitar as oportunidades que a escola oferecia, inclusive a frequência de simulados de redação, que, segundo ele, paralisam toda a escola para garantir a participação dos estudantes.

Em entrevista ao SP2, o professor Aluisio Segurado, pró-reitor de Graduação da USP, explicou que a universidade está contente com o resultado da primeira edição do Provão Paulista.

Segurado diz que um levantamento da USP mostrou que, na edição 2023 da Fuvest, apenas 8% dos estudantes da rede estadual participaram das provas.

“E reconhecer os talentos, porque a prova competitiva e o mérito sempre imprescindível. Mas que os talentos sejam reconhecidos e que lhes seja dada a oportunidade que merecem para construir um projeto de vida que inclua a USP, a Unicamp e a Unesp como uma possibilidade.”

Este artigo foi resumido em 73%

Originalmente Publicado: 27 de Janeiro de 2024 às 05:00

Fonte: g1.globo.com