O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, negou que o governo brasileiro cogite romper acordo com o Paraguai em relação compra de energia da usina hidrelétrica binacional de Itaipu.

Reportagem da Folha afirmou que, com o embate entre os países sobre o valor da tarifa, o governo brasileiro ameaça “Denunciar” o acordo, ou seja, informar ao Paraguai que pretendem rompê-lo.

Com a quitação da dívida de construção da usina no ano passado, os governos do Brasil e Paraguai iniciaram formalmente as negociações para revisar o chamado “Anexo C” do Tratado de Itaipu.

Já o Paraguai cede uma parte de sua energia ao Brasil a um determinado preço, já que não consome tudo a que tem direito.

Os governos divergem sobre o preço da energia excedente vendida, com o Brasil pleiteando um valor abaixo do perseguido pelo Paraguai.

Silveira disse que terá uma reunião na próxima segunda-feira com o diretor de Itaipu a fim de “Avançar primeiro internamente e amadurecer” o assunto da tarifa da usina.

“Tenho uma posição já colocada de que nós seremos extremamente rigorosos na questão tarifária no país. Nós, o nosso governo, tem responsabilidade com a questão da tarifa, porque ela impacta a economia, impacta principalmente a vida da classe média e dos pobres do país, que são os consumidores regulados”, afirmou o ministro.

Este artigo foi resumido em 58%

Originalmente Publicado: 26 de Janeiro de 2024 às 21:47

Fonte: www1.folha.uol.com.br