Uma pesquisadora e professora de química da faculdade norte-americana Bryn Mawr College Michelle Francl movimentou o mundo dos amantes de chá nesta semana ao dizer que, para a bebida ficar perfeita, seria necessário colocar uma pitada de sal.

A autora diz que adicionar uma pequena quantidade de sal - não o suficiente para mudar sabor - faz o chá parecer menos amargo porque “Os íons de sódio no sal bloqueiam os receptores [de sabores] amargos em nossas bocas”.

Ela também defende fazer o chá em uma panela pré-aquecida, agitando o saquinho por um curto período de tempo, mas vigorosamente, e servindo em uma caneca curta e robusta para preservar o calor.

Porém, a ideia de Fancl não foi bem recebida pelos amantes de chá do Reino Unido, que veem os norte-americanos como péssimos bebedores de chá, já que fazem a bebida no micro-ondas.

“Nunca diga a palavra ‘sal’ para nós…” escreveu a página Debrett’s Etiquette, um guia de etiqueta da Inglaterra, que existe há mais de 200 anos, no X. A Embaixada norte-americana em Londres também entrou no debate e publicou nas redes sociais dizendo ser impensável adicionar sal bebida, e que a dica da professora estadunidense não uma política oficial dos Estados Unidos.

“Vamos nos unir em nossa profunda solidariedade e mostrar ao mundo que, quando se trata de chá, somos um só”, dizia o post irônico.

A autora ainda escreve que o leite - caso colocado na bebida - deve ser adicionado xícara depois do chá, e não antes - outra questão que costuma dividir os amantes do chá.

Este artigo foi resumido em 34%

Originalmente Publicado: 28 de Janeiro de 2024 às 08:00

Fonte: g1.globo.com