Subiu para quatro o número de mortos pela dengue no estado de São Paulo, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

O número mais que o dobro registrado no mesmo período do ano passado, quando os casos de dengue notificados eram pouco mais de 4 mil casos nos 645 municípios paulistas.

Durante todo o ano de 2023, foram confirmados 320.541 casos e 287 óbitos pela dengue no estado.

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou que “Monitora o cenário epidemiológico e realiza permanentemente ações de combate ao mosquito transmissor de arboviroses, dando apoio aos municípios, que são os responsáveis pelo trabalho de campo para a prevenção doença”.

“O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulem água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura”, disse a secretaria.

No ano passado, a cidade de São Paulo registrou 14.306 casos de dengue, sendo dez deles fatais e três óbitos ainda em investigação.

Em 2024, as três primeiras semanas do ano já foram suficientes para o registro de 861 casos de dengue na capital, de acordo com o boletim epidemiológico publicado no último dia 17.

Este artigo foi resumido em 39%

Originalmente Publicado: 27 de Janeiro de 2024 às 18:23

Fonte: g1.globo.com