A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio, abalada por uma polêmica relacionada com o ataque de 7 de outubro, tem sido uma presença essencial para milhões de palestinos desde sua criação em 1949.

A UNRWA foi criada em dezembro de 1949 pela Assembleia Geral da ONU, após o primeiro conflito árabe-israelense, que eclodiu depois da criação do Estado de Israel em maio de 1948.

A agência tem mandato para fornecer assistência humanitária e proteção aos refugiados palestinos registrados em sua área de operação, espera de uma solução justa e duradoura para sua situação”.

Mais de 700.000 palestinos foram expulsos ou fugiram de suas terras entre abril e agosto de 1948 após a criação de Israel, segundo a ONU. Estas pessoas e seus descendentes têm o status de refugiados.

Quase 5,9 milhões de palestinos estão registrados na UNRWA e podem ser beneficiados por serviços como educação, saúde, infraestruturas dos campos, financiamento e ajuda de emergência, inclusive em períodos de conflito armado.

O pequeno território de 365 quilômetros quadrados que fica entre Israel, o Mediterrâneo e o Egito, tem oito campos com quase 1,7 milhão de refugiados, segundo a ONU, de uma população total de 2,4 milhões.

Israel, que comemorou a decisão, acusa a agência de “Perpetuar o conflito” israelense-palestino ao promover a ideia de que muitos palestinos são refugiados com direito de retornar a sua terra.

Este artigo foi resumido em 66%

Originalmente Publicado: 28 de Janeiro de 2024 às 11:57

Fonte: istoe.com.br