Com o início da vacinação contra a dengue em fevereiro pelo Sistema Único de Saúde, o Brasil vai se tornar o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública.
No entanto, a imunização terá como público-alvo as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos que moram em cidades que correspondem 10% do total de municípios do país.
Em 2024, o número de casos registrados já o dobro que no mesmo período do ano passado.
Apesar da mobilização, o laboratório informou que tinha uma capacidade limitada na produção da vacina e poderia entregar apenas 6,5 milhões de doses para o país ainda em 2024.
“O ministério tem a intenção de vacinar o máximo. Tudo depende do que for disponibilizado. Vacina uma coisa que vai progredir ao longo dos anos. A gente trabalha com a capacidade de que eles têm a nos oferecer”, disse Éder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, no anúncio do programa de vacinação.
Segundo o Ministério da Saúde, há uma expectativa de que a vacina contra a dengue do Butantan seja aprovada no ano que vem, ampliando assim a vacinação no próximo ano.
O estudo está na fase 3, a última da pesquisa, e a expectativa de que seja concluído este ano para que a vacina seja distribuída em 2025.
Este artigo foi resumido em 79%
Originalmente Publicado: 28 de Janeiro de 2024 às 16:01
Fonte: g1.globo.com