Caetano Veloso interrompeu suas “férias radicais” para levar o aclamado show “Transa” pela primeira vez Bahia, na edição em que o Festival de Verão Salvador comemora 25 anos de existência.

O projeto especial que celebra o álbum homônimo de 1972 - um dos mais importantes de sua carreira, produzido durante o exílio em Londres - havia sido apresentado em apenas outras cinco ocasiões.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsAppAlém das sete faixas do disco, o repertório trouxe para capital baiana outras músicas da discografia do cantor, como “Maria Bethânia”, “Irene”, “London London” e “Sem Samba Não Dá”, esta uma de suas composições mais recentes.

TransaSexto álbum de estúdio do cantor, gravado em 1971 no Chappell’s Recording Studios, em Londres, “Transa” traz sete faixas, entre canções em português e inglês, com arranjos de Jards Macalé, Tutty Moreno, Áureo de Souza e Moacyr Albuquerque.

Considerado o primeiro disco “de banda” do artista baiano, foi eleito pela versão brasilieira da revista Rolling Stone, em 2017, como o 10º melhor álbum brasileiro de todos os tempos.

Além da celebrada faixa de abertura, o disco traz também outras pérolas, como “Nine Out of Ten”, uma das primeiras músicas brasileiras com compassos de reggae, e “Mora na Filosofia”, versão em rock do samba de Monsueto de Menezes e Arnaldo Passos.

Também merecem destaque “Triste Bahia”, onde o artista transpõe o poema homônimo de Gregório de Mattos Guerra, e “It’s a Long Way”, que traz trechos de “A Lenda do Abaeté”, de Dorival Caymmi, e “Consolação”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes.

Este artigo foi resumido em 51%

Originalmente Publicado: 29 de Janeiro de 2024 às 01:56

Fonte: aloalobahia.com