A Força Aérea Brasileira identificou, na manhã desta segunda-feira, a cerca de 110 quilômetros a oeste de Boa Vista, capital de Roraima, uma aeronave de modelo Cessna 182, em suspeita de tráfego aéreo ilícito na Zona de Identificação de Defesa Aérea, espaço sobrejacente e adjacente Terra Indígena Yanomami.

O avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais e pela PF. Por estar descumprindo as regras da ZIDA, conforme previsto no Decreto 11.405 de 30 de janeiro de 2023, a aeronave foi classificada como suspeita e o piloto de defesa aérea seguiu o protocolo das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.

Um helicóptero da FAB, o H-60 Black Hawk, também foi empregado para o transporte de militares do Grupamento de Segurança e Defesa da Base Aérea de Boa Vista e de Agentes da PF. Posteriormente realização das Medidas de Controle de Solo, a Polícia Federal realizou a apreensão da aeronave.

Saiba mais sobre a ZIDA. Com base no Decreto Presidencial N° 11.405, de 30 de janeiro de 2023, a Força Aérea Brasileira ativou, em fevereiro de 2023, uma Zona de Identificação de Defesa Aérea no espaço aéreo da região norte do país.

A medida teve por finalidade incrementar a capacidade de Defesa Aérea em uma área que compreende a Terra Indígena Yanomami e adjacências, contribuindo para o combate ao garimpo ilegal em Roraima.

De acordo com o dispositivo, a ZIDA composta por: uma área reservada; uma área restrita; e uma área proibida, cabendo ao Comando da Aeronáutica a adoção das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo contra todos os tipos de tráfego aéreo suspeitos, conforme previsto no Código Brasileiro de Aeronáutica.

O Comando de Operações Aeroespaciais o responsável pelo planejamento, coordenação e execução das Ações de Força Aérea voltadas para a Tarefa de Controle Aeroespacial, conduzindo os meios aéreos necessários para identificação, coerção ou detenção dos tráfegos voando no Território Nacional.

![]()

Este artigo foi resumido em 15%

Originalmente Publicado: 29 de Janeiro de 2024 às 22:02

Fonte: www.fab.mil.br