Cidade mais populosa de Santa Catarina, Joinville está com 75% do abastecimento de água interrompido por causa de um vazamento de ácido sulfônico em rio.

A prefeitura decretou situação de emergência no município, e a captação da estação de tratamento de água do Cubatão foi totalmente fechada às 10h para evitar contaminação com resíduos do produto.

“O fechamento irá permanecer até que sejam finalizadas as análises químicas das amostras coletadas e que seja comprovado que não há risco para o consumo”, disse a prefeitura em suas redes sociais, alertando para a falta de água.

A administração municipal da cidade de 616,3 mil habitantes afirmou que o avanço do ácido para águas da região foi constatado em um sobrevoo do prefeito Adriano Silva de helicóptero.

Técnicos da Companhia Águas de Joinville supervisionam a água do rio Cubatão, com coleta para análise a cada meia hora, desde as 10h30.

Na primeira medição, feita meia hora após o fechamento preventivo da captação, o índice de contaminação da água do rio era de 0,19 mg do componente químico por litro de água.

“As medições apontam para uma redução na taxa de contaminação, mas ainda não há previsão de abertura da captação e normalização dos serviços”, afirmou a prefeitura, em nota no início da noite.

Este artigo foi resumido em 64%

Originalmente Publicado: 29 de Janeiro de 2024 às 23:05

Fonte: www1.folha.uol.com.br