O Brasil registrou nas quatro primeiras semanas de 2024 mais de 217 mil casos de dengue, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira.
Em entrevista ao podcast “O Assunto, Stefan Cunha Ujvari, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e autor do livro”A história das epidemias”, explicou que normal ter epidemias de dengue de tempos em tempos.
E, logicamente, a epidemia depende de vários fatores, como o aumento de temperatura, que favorece a proliferação do mosquito, um período de chuvas intensas, que aparece principalmente nos períodos de El Niño e, por isso, a gente pode ter nossas epidemias de dengue.
O infectologista ressaltou que o El Niño e as ondas de calor são ambientes favoráveis para o mosquito da dengue.
Foram incluídos os municípios de grande porte - que são aqueles com mais de 100 mil habitantes - e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2.
O vírus da dengue transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado e possui quatro sorotipos diferentes - todos podem causar as diferentes formas da doença; Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar morte; Os principais sintomas são: febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas; A dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, mais comum quando a pessoa contrai o vírus pela segunda vez; Ao apresentar os sintomas, importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento; Como evitar a dengue? O mais importante não deixar água parada e acumulando por aí: o mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d’água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta;.
Este artigo foi resumido em 54%
Originalmente Publicado: 30 de Janeiro de 2024 às 10:02
Fonte: g1.globo.com