O número de brasileiros com suspeita de dengue passou de 200 mil só nas quatro primeiras semanas deste ano, três vezes mais do que nos mesmo período de 2023.

O atendimento consiste em uma triagem, verificação de temperatura e pressão, o teste rápido e a prova do laço, para ver se há manchas no corpo, que um dos sintomas da dengue.

O Distrito Federal lidera o ranking de incidência de casos prováveis da doença e já decretou situação de emergência, assim como Minas Gerais, Acre e alguns municípios de Goiás.

Número de casos de dengue triplica em relação ao mesmo período de 2023 - Foto: JN. As autoridades estão preocupadas não só com esses estados, mas com a situação do Brasil inteiro.

Mal começou o ano e já houve uma explosão de casos: são mais de 217 mil casos prováveis de dengue no Brasil nas quatro primeiras semanas, mais do que o triplo do mesmo período de 2023.

“Não podemos esquecer de que 75% da transmissão ocorre dentro das casas. Então, esse apelo para um trabalho de governo, mas também dos cidadãos, das cidadãs, de cada família, para cuidar desse ambiente. O que nós temos que ter é, seguramente, essa ação coordenada nas duas pontas: evitar a proliferação dos mosquitos, cuidar dessa prevenção desde casa e, ao mesmo tempo, organizar a nossa rede de atenção para cuidar das pessoas de forma adequada”, disse Nísia Trindade.

O laboratório japonês está finalizando o processo exigido pela Anvisa e, como a oferta de doses limitada, terão prioridade crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que moram em cidades onde há mais casos da doença.

Este artigo foi resumido em 51%

Originalmente Publicado: 30 de Janeiro de 2024 às 21:39

Fonte: g1.globo.com