A Comissão Europeia assegurou nesta 3ª feira que as negociações sobre o acordo comercial entre a UE e o Mercosul continuam.

“As discussões continuam, e a UE continua buscando seu objetivo de alcançar um acordo que respeite as sensibilidades, especialmente no setor agrícola”, disse um porta-voz da Comissão Europeia a jornalistas nesta 3ª feira.

Contudo, a Comissão Europeia declarou que as negociações para o acordo de livre comércio com o bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai seguem “Em andamento”.

“Ressalto que a Comissão que negocia acordos de livre comércio com base em um mandato recebido pelos Estados-membros”, afirmou o porta-voz de agricultura e comércio da Comissão Executiva da UE. FRANÇA TENTA BARRAR ACORDO. O posicionamento de Macron já havia sido anunciado pelo primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, na 6ª feira.

Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que não desistirá da parceria “Até receber um ‘não’”, Macron tem enfatizado, em diferentes ocasiões, que a proposta em curso não contempla os interesses da França.

Na COP28, disse que o acordo “Contraditório” com o que o petista se propõe a fazer no Brasil.

“Não posso pedir aos nossos agricultores, aos nossos industriais na França, e em toda a Europa, que façam esforços para descarbonizar, para sair de certos produtos, e depois dizer que estou removendo todas as tarifas para trazer produtos que não aplicam essas regras”, disse durante a conferência de clima.

Este artigo foi resumido em 67%

Originalmente Publicado: 30 de Janeiro de 2024 às 19:29

Fonte: www.poder360.com.br