Os Estados Unidos ainda têm cerca de 30 mil tropas no Oriente Médio, que estão espalhadas pela região.

O país opera bases militares no local há décadas, e chegou a ter mais de 160 mil soldados no Iraque em 2007 e mais de 100 mil no Afeganistão em 2011.

Há temor de que a redução das tropas americanas no Afeganistão abra espaço para que grupos radicais se expandam - Foto: Getty Images/BBC. O número de tropas norte-americanas no Oriente Médio foi significativamente reduzido em 2021, após uma retirada de soldados no Afeganistão.

Onde estão as tropas dos EUA no Oriente Médio? Qual a importância da base bombardeada na Jordânia? Por que os EUA têm tropas no Oriente Médio? As bases americanas no Oriente Médio são atacadas com frequência?

Conhecida como Torre 22, a base está próxima guarnição de Al Tanf, localizada do outro lado da fronteira, na Síria, onde há um pequeno contingente de tropas dos EUA. Tanf teve um papel importante no combate ao Estado Islâmico e faz parte da estratégia dos EUA para conter a expansão militar do Irã no leste da Síria.

O presidente americano Joe Biden disse que vai responder o ataque de drone base da Jordânia, mas afirmou que não está buscando um conflito com o país do Oriente Médio.

Desde 7 de outubro de 2023, as tropas norte-americanas foram atacadas mais de 160 vezes por milícias apoiadas pelo Irã, resultando em cerca de 80 feridos, sem contar com o ataque de domingo base da Jordânia, que deixou outros 40 feridos.

Este artigo foi resumido em 66%

Originalmente Publicado: 1 de Fevereiro de 2024 às 05:30

Fonte: g1.globo.com