O presidente da Argentina, Javier Milei, enfrentará nesta quinta-feira o primeiro grande teste de seu governo no Congresso.

Os deputados devem votar, no fim do dia, a chamada lei “ómnibus”, que vem enfrentando forte resistência no Legislativo, onde Milei não tem maioria.

Na quarta-feira, os deputados da Argentina alinhados ao presidente Javier Milei negociaram quais alterações da lei “ómnibus” são suficientes para tentar aprovar o texto.

O projeto da lei “ómnibus” um pacote que abarca temas múltiplos e muito diversos, desde privatização de empresas estatais a temas de política de segurança a uma centralização do poder nas mãos de Milei.

Na quarta-feira, do lado de fora do Congresso, agentes da polícia cercaram manifestantes de esquerda que são contrários ao projeto da lei “ómnibus”.

A votação na Câmara dos Deputados o primeiro grande teste de Milei no Legislativo desde que ele assumiu o poder, em 10 de dezembro.

Para tentar conseguir fazer com que a lei seja aprovada, o governo retirou mais de cem artigos, inclusive uma seção sobre temas fiscais.

Este artigo foi resumido em 52%

Originalmente Publicado: 1 de Fevereiro de 2024 às 01:00

Fonte: g1.globo.com