A Ucrânia afirmou nesta quinta-feira ter bombardeado e destruído um navio de guerra da Rússia na Crimeia, a península ucraniana anexada por Moscou em 2014.
O suposto contra-ataque ucraniano acontece em um dia de vitória para Kiev na batalha por mais apoio financeiro do Ocidente: a União Europeia aprovou um pacote de 50 bilhões de euros de ajuda para a Ucrânia.
O Serviço de Inteligência do país divulgou um vídeo que diz mostrar imagens do momento em que a embarcação atingida por um míssil disparado por uma unidade especial do Ministério da Defesa.
Segundo a pasta, o navio russo foi bombardeado no Mar Negro, perto da costa da Crimeia.
Ajuda da UE. Também nesta quinta, todos os 27 membros da União Europeia concordaram em oferecer 50 bilhões de euros para a Ucrânia, disse o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
O acordo vinha sendo vetado pelo primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, que votou contra o pacote de ajuda em dezembro, quando europeus anunciaram o início do processo de adesão da Ucrânia ao bloco.
Além da batalha financeira, a Ucrânia tem enfrentado também uma escalada de ataques russos na guerra entre os dois países, que já dura quase dois anos.
Este artigo foi resumido em 68%
Originalmente Publicado: 1 de Fevereiro de 2024 às 09:54
Fonte: g1.globo.com