” atividade expressa, certa e determinada de serviços de consultoria, objeto de contrato formal celebrado de prestação de serviços e que, supostamente, vem sendo alvo de perseguição e fishing expedition , tendo o processo no Brasil diversas nulidades que serão provocadas em momento oportuno”, disse o advogado Eduardo Maurício.
De acordo com as investigações da 9ª Delegacia de Polícia, no Lago Norte, brasileiros que viviam em Portugal - em sua maioria, que viviam ilegalmente no país - eram empregados em call centers, que faziam ligações para pessoas no Brasil.
De acordo com as investigações, um homem de nacionalidade tcheca abriu uma empresa de fachada em Lisboa, que funcionaria, supostamente, como uma empresa de publicidade.
A Polícia Civil afirma que ele empregava centenas de brasileiros que, sem opção de emprego, aceitavam participar do esquema.
A contratação de brasileiros ocorria porque o suspeito precisava de pessoas que falassem português fluente para assediar vítimas, exclusivamente, do Brasil.
Os investigadores apontam que os investigados acreditavam que as autoridades brasileiras teriam maior dificuldade de desarticular o esquema do que polícias de países como Estados Unidos e de Portugal.
Em grupos de WhatsApp, os “Gerentes” incentivavam que os demais envolvidos assistissem o filme “O Lobo de Wall Street”, protagonizado pelo ator Leonardo DiCaprio.
Este artigo foi resumido em 67%
Originalmente Publicado: 2 de Fevereiro de 2024 às 10:03
Fonte: g1.globo.com