O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta 6ª feira do lançamento do projeto do túnel Santos-Guarujá.

a maior obra do Novo PAC. Segundo o cronograma mais recente da APS, o edital para captação de um parceiro privado será lançado em setembro deste ano.

O último passo para o lançamento do projeto era a modelagem do empreendimento.

O governador Tarcísio de Freitas defendia que o empreendimento ocorresse em forma de PPP, enquanto o governo federal preferia realizar um investimento 100% público para manter o controle das operações na região portuária.

No 1º momento, os recursos estaduais ficaram de fora, mas uma reunião entre Lula e Tarcísio na 3ª feira sacramentou que a obra será dividida igualmente.

Atualmente, os motoristas que precisam fazer o trajeto de Santos ao Guarujá enfrentam filas de até 5 horas para se deslocar por meio de balsa, que tem um fluxo diário de até 40.000 veículos.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; ministro do Desenvolvimento e Indústria e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; ministro da Fazenda, Fernando Haddad; ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; ministro da Casa Civil, Rui Costa; ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; ministro Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; senador Giordano; prefeito de Santos, Rogério Santos; prefeito de Guarujá, Valter Suman; deputado Marcos Pereira; presidente da APS, Anderson Pomini.

Este artigo foi resumido em 49%

Originalmente Publicado: 2 de Fevereiro de 2024 às 12:42

Fonte: www.poder360.com.br