O Planalto, integrantes do PT e a CGU criticaram a ONG Transparência Internacional e seu ranking de corrupção, no qual o Brasil caiu 10 posições em 2023.

O que avalia a Transparência Internacional - o IPC, ou Índice de Percepção da Corrupção.

Para um levantamento com algum grau de confiabilidade, seria necessário fazer uma avaliação rigorosa sobre os resultados das investigações sobre corrupção em cada país, e sobre o empenho e a independência de quem investiga.

Ela escreveu uma dura mensagem contra a ONG. Falou que a organização tem uma “Longa trajetória de desinformação sobre os governos do PT” e que de “Transparente só tem o nome”.

NOS GOVERNOS ANTERIORES. O PT não era tão crítico do levantamento da Transparência Internacional quando não estava no poder.

O estudo da ONG foi usado pelo partido e por petistas que hoje integram o governo, como Pimenta e Alexandre Padilha para criticar a administração de Temer e a de Bolsonaro.

ONG RESPONDE NO X. A Transparência Internacional declarou em seu perfil no X que a questão “Para quem” as instituições continuam funcionando: “A corrupção uma disfunção do Estado brasileiro, perfeitamente funcional para os propósitos a que serve: concentrar riquezas e direitos”.

Este artigo foi resumido em 51%

Originalmente Publicado: 2 de Fevereiro de 2024 às 06:47

Fonte: www.poder360.com.br