O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas assinam nesta sexta-feira, 2, em Santos, o termo de cooperação técnica para a execução das obras.

O principal objetivo da obra melhorar o fluxo de pedestres, cargas e automóveis que transitam entre as duas cidades do litoral, com reflexos em pelo menos nove municípios da Baixada Santista.

Interligando os bairros Macuco, em Santos, e Vicente de Carvalho, Guarujá, o túnel terá 860 metros de extensão, dos quais 761 serão imersos, embaixo do canal do Porto de Santos.

O túnel terá três faixas de rodagem no sentido do Guarujá, três no sentido de Santos, ciclovia e passagem urbana, além de espaço para o VLT, que será adotado em uma fase posterior.

Na década de 1940, o engenheiro civil e arquiteto Francisco Prestes Maia elaborou o Plano Regional de Santos para trazer modernização e desenvolvimento do Porto, do turismo e da indústria.

Em 2011, o governo decidiu pelo túnel submerso, apresentando os projetos e o estudo ambiental para abrir a licitação, mas o processo foi cancelado em janeiro de 2015.

“Sem essa construção, não possível conceber o crescimento do Porto de Santos e de toda a região, mas há compromisso com o impacto social.”

Este artigo foi resumido em 83%

Originalmente Publicado: 2 de Fevereiro de 2024 às 07:08

Fonte: www.estadao.com.br